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segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Reflexão da Luz

Seqüência Didática
Nível de Ensino/ Modalidade: Ensino Médio
Professores: Flavia Bicas Grazziotti e Patrick Jorge dos Reis
Componente Curricular: Física
Tema: Movimento, conservações e variações.
Subtema: “Reflexão da Luz”.
Ao completar a atividade o aluno será capaz de:
·         Compreender questões como, por que vemos? Como vemos? Quando não podemos ver um objeto?O que é a luz?
·         Compreender como ocorre a reflexão da luz em superfícies lisas e irregulares;
·         Descrever como conseguimos diferenciar as cores e como a cor preta e a branca são formadas;

Tempo previsto: 4 aulas de 50 min.
Desenvolvimento
Etapa 1
·         Iniciar a aula com alguns questionamentos:
- como se formam as cores do arco-íris?
-Por que ele apresenta a forma de um arco de circunferência?
·         Definir alguns conceitos de óptica como, corpos luminosos e iluminados, propagação retilínea da luz.
·         Instigar a curiosidade dos alunos perguntando-os como funciona a captura de imagem por uma câmera fotográfica. Para melhor compreensão, realizar o experimento: “A luz se propaga em linha reta”.

É necessário:
· 1 lata sem tampa
· 1 prego fino e um martelo
· 1 pedaço de papel seda branco
· 1 elástico pequeno
· 1 vela acesa

Montagem:
Com o prego e o martelo abra um pequeno furo no centro do fundo da lata.
Cubra o lado aberto com o papel seda e prenda-o usando o elástico. Observe a
Imagem da chama através do papel seda, olhando a vela pelo furo da tampa.
(você verá melhor em um quarto escuro)

O que está acontecendo?
A imagem da vela que se forma no papel seda aparece invertida demonstrando
que a luz viaja em linha reta. Além de podermos ver a imagem da vela maior
ou menor quando aproximamos ou afastamos o furo da vela, demonstrando
que este atua como uma lupa.
Etapa 2
·         Ao explicar sombra e penumbra, perguntar como Lua, Terra e Sol se comportam nos eclipses solares e lunares.
·         No laboratório de informática, em grupos pesquisar:
-O que é um eclipse e quais tipos existentes?
-História da descoberta dos eclipses;
-Qual a diferença entre um eclipse solar e um eclipse lunar?
-Quando ocorre um eclipse solar todas as pessoas na Terra visualizarão esse fenômeno? E no eclipse lunar?
-Qual é a condição básica para que um eclipse ocorra?
·         Após a pesquisa, cada grupo expõe suas conclusões.
·         Exibir o vídeo “Espaçonave Terra – Semana 11 – Eclipse Solar; Eclipse total do Sol” disponível em http://www.youtube.com/watch?v=O6ZXoiH0RMw e discutir os pontos mais importantes.
Etapa 3
·         Relembrar alguns conceitos básicos de óptica; perguntar como a cor branca se forma?E a cor preta?
·         Através de uma apresentação de slides mostrar a absorção e reflexão de várias cores http://www.4shared.com/document/cWsF80oj/Cores.html
·         Utilizar o recurso “Absorção de cor” que mostra a absorção e reflexão da luz azul em vários casos. O recurso é encontrado no link  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1492/sim_optica_absorcaocores.htm
Etapa 4
·         No laboratório de informática, pedir aos alunos para pesquisar sobre o Disco de Newton, fazer um relatório e construir um Disco de Newton, explicando a composição da cor branca.
Avaliação
A avaliação se dará durante todo o processo educativo, dando ênfase ao envolvimento e à interação em todas as etapas da seqüência.

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