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segunda-feira, 21 de março de 2011

Projetos: Construindo o conhecimento

Segundo o Houaiss, projeto é descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema.
Não existe uma regra que defina como fazer, ou organizar um projeto. Existem várias formas de registrar um projeto. Para Hernandéz (2000), projeto é uma concepção de como se trabalha a partir de pesquisa... Nem tudo pode ser ensinado mediante projetos, mas tudo pode se ensinar como um projeto.
Existem diferentes tipos de projeto.
·         Projetos de ensino: Tem foco no ensinar, portanto, no professor. Ele é o detentor do conhecimento, conduz e controla todo o processo, deixando para o aluno somente a opção de obedecer às regras. Esse tipo de projeto expõe a visão tradicionalista dos professores e sistemas que o adotam.
·         Projetos pedagógicos: Partem da prática escolar, de uma situação ligada à realidade dos alunos e não de uma disciplina especificamente. É um trabalho transdisciplinar, ou seja, que busca uma integração global além da disciplinaridade, mas sem que necessariamente todas as disciplinas estejam envolvidas com um mesmo tema ou eixo. Trabalha com a curiosidade e a criatividade.
·         Projetos de trabalho: Busca a aproximação da escola com o aluno baseado na pesquisa. O tema nasce dentro ou fora dos limites da escola, explorando um problema emergente que desperte o interesse dos alunos e envolva toda a comunidade escolar. O foco de interesse do “ensino” está mais no processo do que no resultado da aprendizagem. Está relacionado com o interacionismo piagetiano em que o conhecimento é baseado na construção coletiva, onde a experiência e a produção cultural sistematizada se cruzam, dando um significado real à aprendizagem de cada aluno.
·         Projetos de aprendizagem: O problema é gerado a partir do contexto e da vida do aluno. Suas certezas e dúvidas permeiam todo o projeto. Dá total autonomia ao aluno. O professor orienta o aluno em relação a critérios e procedimentos que o levem a construção do conhecimento, tornando-se tão aprendiz quanto os alunos.
·         Projeto interdisciplinar: É aquele que aborda o problema num âmbito interdisciplinar, ou seja, que envolve todas as disciplinas ao invés de conteúdos limitados, proporcionando uma ação de troca entre as disciplinas ou áreas do conhecimento.

De modo geral, todas essas modalidades de projetos, exceto o projeto de ensino, usam os mesmos procedimentos e estratégias em busca de um mesmo objetivo, onde o projeto aproxima o processo de ensino e aprendizagem da vida real do aluno.

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