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Sejam bem vindos!

Matemática

Um dos grandes desafios nos dias de hoje, é fazer da matemática,esse conhecimento indispensável, algo prazeroso.Os professores de matemática que o digam... Mas em pleno século XXI, somos convidados a refletir sobre algumas maneiras de modernizar o ensino.Temos muitos recursos disponíveis para isso.O mais importante, no entanto, não é o uso dos recursos em si, mas buscar uma relação destes com a realidade do aluno. Outro ponto importante é humanizar o conhecimento matemático, trazer para a vida real, retirar da ficção.Quer um exemplo:Como explicar para os alunos a divisão de frações? Parece fácil! Basta conservar a primeira fração e multiplicar pelo inverso da segunda fração. Mas que significado isso tem para o aluno?
Esta é uma regra que surgiu de uma situação concreta, uma divisão. Então seria muito melhor se, ao invés de irmos direto à regra, explicássemos este conceito através de uma situação real,que tenha significado para quem está aprendendo.
Veja algumas dicas.

1 – Como calcular 1/3 : 2?
Imaginemos uma folha de cartolina;


Marque 1/3 da folha;





Divida o 1/3 marcado em duas partes;








A parte amarela corresponde à parte procurada,ou seja,1/6.
Usando e regrinha básica podemos confirmar a resposta:
1/3 : 2 = 1/3  x 1/2 = 1/6

2- Quantos copos de ¼ de litro são obtidos com ½ litros de suco?
Representando com figuras temos
½



¼





Logo,1/4  cabe duas vezes em 1/2.
½ : ¼ = 2. O mesmo se daria se multiplicássemos a primeira fração pelo inverso da segunda:1/2 x 4/1 = 4/2 = 2.


Ábaco: A primeira máquina de calcular.