Este Blog está relacionado a temas diversos de Educação.É aberto à troca de experiências para crescimento mútuo.

Sejam bem vindos!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

A dinâmica escolar acontece por meio do currículo. O Currículo é a materialização do conjunto de conhecimentos necessários para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos intelectualmente autônomos e críticos. O currículo forma identidades que vão sendo progressivamente construídas por meio de conhecimentos formalmente estabelecidos no espaço escolar.
A integração entre currículo e tecnologia visa à transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e aprendizagem ativa. Ter recursos tecnológicos na escola não é garantia de educação de qualidade. É preciso saber articulá-la com o currículo, analisando e explorando todas as possibilidades de utilização de cada recurso tecnológico.
A tecnologia digital pode ser uma grande aliada no trabalho com projetos. O desenvolvimento de projetos assegura a união entre teoria e prática, entre conhecimentos empíricos e científicos, articulando pensamento e ação.
De modo geral, as tecnologias devem integradas ao currículo, devem servir como instrumentos para se trabalhar e pensar, como meios para realizar projetos, como fonte de conceitos para pensar novas idéias, valorizando a experimentação e a investigação.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Contribuições das Novas Tecnologias



Estamos no século da cibercultura. Como educadores, precisamos nos interar cada vez mais sobre as novas tecnologias e seu uso na educação.

Observando o contexto atual, vemos que é quase impossível educar de maneira inovadora sem ter como recurso um computador com internet, que possibilite a produção do conhecimento em rede, de maneira aleatória, sem um percurso fixo, mas com conexões com sites e documentos, através dos hipertextos, e ainda com as mais variadas mixagens:textos, imagens, sons, vídeos, animações/simulações, etc.
Toda essa inovação estimula o aluno a ser co-autor do processo de comunicação e aprendizagem, vivenciando uma mudança de paradigma que afeta todo o sistema educacional.
É importante lembrar que todos nós somos os sujeitos atuantes nessa mudança para um Paradigma Rizomático. Rizoma é um tipo de caule subterrâneo formado por uma miríade de pequenas raízes emaranhadas. As raízes, que representam os saberes, emaranham-se, misturam-se, permitem diferentes inter-relações. Essa é a proposta da utilização das novas tecnologias na sala de aula.
   

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Metodologia do ensino de Matemática

No último sábado,dia 06/11/2010,ministrei uma aula de Metodologia do Ensino da Matemática para alunas do curso de Pedagogia do ICEP Montanha.
A aula teve como ementa: A estrutura do conhecimento matemático; De onde vem o conhecimento matemático que ensinamos na sala de aula; Metodologia da Matemática; Estratégias de Ensino da Matemática; Tendências Pedagógicas da Educação Matemática; O Paradígma da Árvore e o Paradígma Rizomático.
Vejam as fotos  das oficinas realizadas!


Oficina co Material Dourado


Oficina de Origame

Oficina com Calculadora


PARABÉNS ALUNAS...VOCÊS SÃO MARAVILHOSAS!


Reflexão da Luz

Seqüência Didática
Nível de Ensino/ Modalidade: Ensino Médio
Professores: Flavia Bicas Grazziotti e Patrick Jorge dos Reis
Componente Curricular: Física
Tema: Movimento, conservações e variações.
Subtema: “Reflexão da Luz”.
Ao completar a atividade o aluno será capaz de:
·         Compreender questões como, por que vemos? Como vemos? Quando não podemos ver um objeto?O que é a luz?
·         Compreender como ocorre a reflexão da luz em superfícies lisas e irregulares;
·         Descrever como conseguimos diferenciar as cores e como a cor preta e a branca são formadas;

Tempo previsto: 4 aulas de 50 min.
Desenvolvimento
Etapa 1
·         Iniciar a aula com alguns questionamentos:
- como se formam as cores do arco-íris?
-Por que ele apresenta a forma de um arco de circunferência?
·         Definir alguns conceitos de óptica como, corpos luminosos e iluminados, propagação retilínea da luz.
·         Instigar a curiosidade dos alunos perguntando-os como funciona a captura de imagem por uma câmera fotográfica. Para melhor compreensão, realizar o experimento: “A luz se propaga em linha reta”.

É necessário:
· 1 lata sem tampa
· 1 prego fino e um martelo
· 1 pedaço de papel seda branco
· 1 elástico pequeno
· 1 vela acesa

Montagem:
Com o prego e o martelo abra um pequeno furo no centro do fundo da lata.
Cubra o lado aberto com o papel seda e prenda-o usando o elástico. Observe a
Imagem da chama através do papel seda, olhando a vela pelo furo da tampa.
(você verá melhor em um quarto escuro)

O que está acontecendo?
A imagem da vela que se forma no papel seda aparece invertida demonstrando
que a luz viaja em linha reta. Além de podermos ver a imagem da vela maior
ou menor quando aproximamos ou afastamos o furo da vela, demonstrando
que este atua como uma lupa.
Etapa 2
·         Ao explicar sombra e penumbra, perguntar como Lua, Terra e Sol se comportam nos eclipses solares e lunares.
·         No laboratório de informática, em grupos pesquisar:
-O que é um eclipse e quais tipos existentes?
-História da descoberta dos eclipses;
-Qual a diferença entre um eclipse solar e um eclipse lunar?
-Quando ocorre um eclipse solar todas as pessoas na Terra visualizarão esse fenômeno? E no eclipse lunar?
-Qual é a condição básica para que um eclipse ocorra?
·         Após a pesquisa, cada grupo expõe suas conclusões.
·         Exibir o vídeo “Espaçonave Terra – Semana 11 – Eclipse Solar; Eclipse total do Sol” disponível em http://www.youtube.com/watch?v=O6ZXoiH0RMw e discutir os pontos mais importantes.
Etapa 3
·         Relembrar alguns conceitos básicos de óptica; perguntar como a cor branca se forma?E a cor preta?
·         Através de uma apresentação de slides mostrar a absorção e reflexão de várias cores http://www.4shared.com/document/cWsF80oj/Cores.html
·         Utilizar o recurso “Absorção de cor” que mostra a absorção e reflexão da luz azul em vários casos. O recurso é encontrado no link  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1492/sim_optica_absorcaocores.htm
Etapa 4
·         No laboratório de informática, pedir aos alunos para pesquisar sobre o Disco de Newton, fazer um relatório e construir um Disco de Newton, explicando a composição da cor branca.
Avaliação
A avaliação se dará durante todo o processo educativo, dando ênfase ao envolvimento e à interação em todas as etapas da seqüência.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Avaliação em Larga Escala

Fim de ano chegando, e com ele estão vindo as Avaliações em Larga Escala. É tempo de diagnosticar se o trabalho de um ano todo teve um resultado satisfatório.
A Avaliação em Larga Escala traz uma grande contribuição para o melhoramento da educação no Brasil e no mundo desde que seus resultados sejam devidamente interpretados e suas informações levem a uma reflexão, tanto dos gestores, quanto dos professores, sobre sua prática pedagógica. Deve ser utilizada sempre com a finalidade de repensar e refazer aquilo que não deu certo, afinal, mais do que números,todos querem mesmo é uma educação de excelência. No entanto, para que esse objetivo seja alcançado, é importante e indispensável o envolvimento de todos, gestores, professores, pais, alunos e ainda políticas públicas de incentivo à educação, pois, se em uma avaliação foi constatado um resultado ruim, isso indica que há alguma deficiência no processo educativo, e todos são responsáveis nesse processo, portanto, deve-se traçar metas e disponibilizar meios que propiciem alcançá-las.

Passo a Passo...

O trabalho do grupo Bloco do Passo é uma arte muito bonita de se ver e nos inspira a ousar e não ter medo do difícil, do novo, dos desafios. A apresentação do grupo só flui pelo fato de haver responsabilidade e comprometimento de cada componente, desde o compositor, que pensou cada detalhe, preparou uma partitura compreensível para o grupo se orientar, até cada integrante do grupo. Se um apenas um, não tiver comprometimento, não der o melhor de si e não se esforçar para aprender, o trabalho de todo o grupo será comprometido, perderá a harmonia e o encanto. Esta é uma metáfora que nos leva a refletir nossa prática educativa. Cada passo a ser dado exige de nós seriedade, profissionalismo e comprometimento. Principalmente nesse tempo de mudanças, de grande evolução, somos instigados a nos esforçar para aprender mais e mais, a não ficar de fora e perder o “passo” da hora. Somos convidados a ousar e usar de todos os meios possíveis para a apreensão e construção do conhecimento para nós mesmos e para nossos alunos. Todos são importantes nesse processo e este é o grande desafio que, somente com uma mente aberta e muita persistência poderemos superar.   

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

As tecnologias são importantes...

O crescimento das várias formas de comunicação vem mudando o rumo da humanidade. Antigamente a única forma de entrarmos em contato com o conhecimento era através dos professores e dos livros, muitas vezes censurados, dependendo do assunto que tratavam. Hoje a realidade é outra. Temos acesso a todo tipo de informação e a todo o momento. Bibliotecas públicas, rádio, TV, internet e na própria convivência com as pessoas estamos em constante contato com o conhecimento. Mas que tipo de conhecimento tem chegado até nós?É preciso muita cautela quanto ao tipo de conhecimento que temos absorvido. Em todos os meios temos conteúdos muito ruins, de fontes não confiáveis, mas também conteúdos bons, enriquecedores. Talvez seja muito melhor que tenhamos mais qualidade do que quantidade de conhecimento, portanto, as tecnologias são muito importantes, mas se soubermos utilizá-las, não só tecnicamente, mas também seletivamente, desenvolvendo competências em nós e em nossos alunos, que nos permitam discernir entre o que é realmente útil à nossa vida e o que em nada contribui para o nosso crescimento pessoal e profissional. 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tecnologia e Educação

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, seja em nossa casa ou em nosso trabalho, não há mais como fugir dela, nem se manter indiferente a ela. Temos que concordar que as tecnologias têm grande importância, pois abrem novos horizontes e novas possibilidades de produzir e interagir. São câmeras fotográficas cada vez mais modernas, celulares, computadores, e tantos outros artigos. Sem dúvidas, a chegada da internet veio para revolucionar o nosso pensar e agir, especialmente na educação.
Que bom que temos cada vez mais recursos para diversificar os métodos de ensino aprendizagem. Nas será que esses recursos estão sendo usados realmente a favor de uma educação renovada, ou estamos incutindo na tecnologia o nosso jeito tradicional de educar?De nada adianta levar os alunos no laboratório de informática e pedir a eles para acessar um texto e copiá-lo. Ou então pedir para pesquisarem algum assunto sem dar nenhum direcionamento, sem levá-los a uma reflexão sobre o tema abordado.
É preciso muito cuidado no uso das tecnologias. Devemos sim,utilizar os diversos softwares educacionais,vídeos,laboratórios virtuais,textos e artigos disponíveis na web,mas sempre com uma orientação ,um norteamento que leve à reflexão e organização das informações buscando as contribuições das mesmas para a formação de um ser pensante e atuante na sociedade.